quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Célula


O Portifólio mostra e explica cada parte da célula, os matériais utilizados e o passo a passo, de como foi feito.

Materiais Utilizados

Massa de Bisqui 

Tesoura Sem Ponta
Pincel macio
Lápis
Cola Super Bonder
Tinta Acrilica azul, vermelho, verde, branco, preto, amarelo
Régua

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Passo a Passo

Pintando a parede celular
Parede e Membrana Celular

Núcleo
Ribossomos e Cloroplastos



Vacúolo

Os vacúolos são estruturas celulares, muito abundantes nas células vegetais, contidas nocitoplasma da célula, de forma mais ou menos esféricas ou ovalado, geradas pela própria célula ao criar uma membranafechada que isola um certo volume celular do resto do citoplasma. Seu conteúdo é fluido, armazenam produtos de nutrição ou de excreção, podendo conter enzimas lisosômicas (enzimas hidrolíticas, principalmente hidrolases) ou até mesmo pigmentos, caso em que tomam o nome de vacúolos de suco celular.

Parede Celular e Membrana Celular

membrana celular, também conhecida por plasmalema, é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
parede celular das plantas verdes (incluindo as plantas vasculares, os musgos e as algas verdes) é formada essencialmente pormicrofibrilas de celulose. As primeiras camadas formam a parede primária, que mantém a sua elasticidade permitindo que a célula possa crescer. Na parede primária, as microfibrilas não apresentam uma direcção definida e encontram-se ligadas por ligações hidrogénio, o que torna a estrutura mais flexível. Novas camadas de celulose depositadas dentro da parede primária geram espessamento da parede, inclusive com impregnação de lignina e formam a parede secundária - com a qual as células não podem mais crescer. Na parede secundária, as microfibrilas já se apresentam orientadas numa determinada direcção, conferindo maior rigidez à parede celular. 

Vesícula de Secreção

A vesicula ela é uma pequena bolsa de membrana lipoprotéica, componente do sistema de membranas do citoplasma das células eucarióticas. Existe no retículo endoplásmatico e no sistema golgiense.

Ribossomo


Os ribossomos originam-se nas células eucariotas e procariotas do núcleo, e podem ser encontrados espalhados no citoplasma, presos uns aos outros por uma fita de RNAm formando polissomas (também chamados de polirribossomas), ou retículo endoplasmático (formando assim oretículo endoplasmático rugoso ou granular). Já nas células procariotas são encontradas livres no hialoplasma, onde tem sua origem. Neste tipo de célula, elas são criadas a partir de proteínas e RNA ribossômico específicos, por um processo de auto-construção, ou seja, os ribossomosprocariontes, constroem-se sozinhos a partir de seus componentes.

Cloroplasto


Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e algunsprotistas. Possui clorofilapigmento responsável pela sua cor verde. É um dos três tipos de plastos (organelos citoplasmáticos cuja fórmula varia de acordo com o tipo de organismo e célula em que se encontra), sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos.

Reticulo Endoplasmatico Liso


O retículo endoplasmático (RE) é um sistema de canais e canalículos formados por membranas, as quais possuem continuidade com o núcleo celular. Funcionam como "túneis" sinuosos dentro da célula. Está presente apenas nos seres eucariontes. E é liso pois não possui ribossomos aderidos às suas superfícies; 

Reticulo Endoplasmatico Rugoso


O retículo endoplasmático (RE) é um sistema de canais e canalículos formados por membranas, as quais possuem continuidade com o núcleo celular. Funcionam como "túneis" sinuosos dentro da célula. Está presente apenas nos seres eucariontes. E é rugoso por possuir  ribossomos aderidos às suas superfícies.  

Mitocondria



mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente importante para respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira. Sendo energia química que pode ser, e é, usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia.

Núcleo

A estrutura do núcleo da célula vegetal é igual a da célula animal.  O núcleo é formado por: carioteca, nucleoplasma, cromatina e nucléolo.  A carioteca desprende o núcleo do citoplasma.  O nucleoplasma é formado de proteínas e água, dentro deles estão os cromossomos e o nucléolo.  A cromatina forma todo o material genético do núcleo.  O Nucléolo é uma estrutura minúscula, mas cheia de RNA. 

Complexo de Golgi


É formado por sacos achatados e vesículas, sua função primordial é o processamento de proteínas ribossomaticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. É responsável também pela formação dos lisossomos, da lamela média dos vegetais e do acrossomo do espermatozoide, doglicocalix e está ligado à sintese de polissacarídeos. Acredita-se, ainda, que o complexo de Golgi seja responsável por alguns processos pós traducionais, tais como adicionar sinalizadores às proteínas, que as direcionam para os locais da célula onde actuarão.

Célula Vegetal

A célula vegetal é uma célula eucarionte que se assemelha em vários aspectos morfológicos como a estrutura molecular da membrana plasmática e de várias organelas, e é semelhante em mecanismos moleculares  como a replicação do DNA, a transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias.
A presença de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal.
A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência as plantas. O vacúolo é uma organela que possui uma membrana (tonoplasto), preenchidos com um suco celular, solução aquosa contento vários sais, açúcares, pigmentos, armazenam metabólitos e quebram e reciclam macromoléculas. É uma organela que pode ocupar a maior parte do volume da célula. Os plastídios são envolvidos por uma dupla membrana e são classificados de acordo com o pigmento: os cloroplastos (clorofila), cromoplastos (carotenóides) e os leucoplastos (sem pigmento). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese